Este texto é uma fala que dediquei a uma turma de formandos de 9º ano do Ensino Fundamental, da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). A formatura ocorreu no último dia 10 de dezembro, exatamente quando se comemoravam os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, mensagem que permeia toda a reflexão que escrevi.
Palavras-chave: Educação. Liberdade. Diversidade. Direitos Humanos. Sonhos.

O caminho da educação é o que nos torna mais humanos, mais empáticos, mais detentores de conhecimento e, ao mesmo tempo, menos sábios. hoje vocês sobem um degrau, e nós, professores, com certeza, também subimos junto com vocês! Aprendemos tanto quanto vocês e também sentimos a mesma alegria da vitória. Mas, há inúmeros degraus à frente, uns intangíveis por ora (que vocês ainda não podem alcançar), outros inimagináveis (porque ainda não viveram o suficiente para decidir subi-los), mas eles estão lá. Subir esses degraus é crescer, independente de como isso ocorra e quando! Crescer significa também aprender! E cada etapa, cada degrau, na vida e na escola, está permeada por um vencer! Hoje vocês são vencedores!
Ao longo do ano, muitos de vocês compartilharam suas histórias conosco (os professores e a equipe gestora), pudemos conhecer as dificuldades, as lutas diárias, os horários de trabalho muitas vezes sofridos, e a coragem que possuem em ir além e até em confrontar o que os outros esperam de vocês. Vocês são vencedores, portanto, também por seguirem suas próprias escolhas, por não se intimidarem em estar novamente numa escola após algum tempo afastados ou após terem se atrasado em relação a colegas mais jovens. Tenham certeza de que nada ocorre ao acaso e cada um tem seu caminho a seguir. Não olhem para o lado, pois só vocês sabem o que batalharam pra chegar até aqui. O caminho do outro é sempre diferente e nunca é possível saber o que ele passou. O daqui pra frente também é uma escolha pessoal e cada degrau deverá ser subido por si mesmos. A escola, a família, os professores que tiveram serão sempre referências de apoio com os quais vocês podem contar. Quanto mais aprendemos, mais humildes nos tornamos e mais sabemos que nada somos sem os outros, sem conhecimento e sem os nossos sonhos. Desejo que os sonhos de vocês nunca deixem de ser perseguidos!
E que vocês possam, assim como nós professores, acreditar na ação transformadora da educação e na liberdade de expressão de todos os indivíduos, a qual só é possível viver dentro da democracia. Por isso, retomando a ideia inicial da educação como possibilidade do caráter humano e empático dos cidadãos, cito o pastor Henrique Vieira com sua fala “Felicidade de verdade só é possível sob a benção da comunhão”. Eu acrescento: da comunhão de todos os sujeitos, de todos os credos e não- credos, de todos os gêneros e todas as maneiras de ser e de se identificar. Esta diversidade só existe e só se torna compreensível dentro da e pela educação.

O escritor uruguaio Eduardo Galeano inicia um de seus poemas assim: “Mesmo que não possamos adivinhar o tempo que virá, temos ao menos o direito de imaginar o que queremos que seja. As Nações Unidas tem proclamado extensas listas de Direitos Humanos, mas a imensa maioria da humanidade não tem mais que os direitos de: ver, ouvir, calar. Que tal começarmos a exercer o jamais proclamado direito de sonhar?”
Com esse início, o escritor vai citando, ao longo do poema, os sonhos dele... e assim como ele fez, eu quero dividir com vocês o meu sonho:
Para que a educação não deixe de transformar sonhos em realidades, para que continuemos respondendo pela liberdade de ser e de entender o outro, torcemos para que vocês também repliquem para seus filhos e netos o poder transformador da educação e o papel mediador dos seus professores. E que seus filhos e netos também possam entrar em escolas, que as escolas existam para eles, acessíveis e com qualidade e formação de pensamento crítico. Por fim, sonho que vocês sejam sempre aquilo que quiserem ser e que percebam o tanto que hoje vocês ganham: formação pública, conclusão do ensino fundamental, possibilidade de continuar o caminho da aprendizagem, pessoas para ter como exemplos, amigos com quem contar, enfim, esta é a semente do amanhã!
REFERÊNCIAS:
CONTRAF. Para Bolsonaro educação pública não precisa de mais recursos. 2018. Disponível em <http://www.contrafcut.org.br/noticias/para-bolsonaro-educacao-publica-nao-precisa-de-mais-recursos-cd05>. Acesso em 13 dez. 2018.
ONUBR. O que são Direitos Humanos? 2018. Disponível em <https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/>. Acesso em 13 dez. 2018.
Comentários